HOSPITAL >> Congregação de Santa Catarina


A história da Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC), braço executivo da Congregação das Irmãs de Santa Catarina VM, começa em 1571, quando a polonesa Regina Protmann, então com 19 anos, deixou a casa dos pais na cidade de Braunsberg (atualmente Braniewo) e fundou um convento para se dedicar à oração, ao socorro aos doentes e às meninas sem escola.

Atendendo a um pedido de frades franciscanos de Petrópolis (RJ), as irmãs chegaram ao Brasil em 1897, onde instituíram a ACSC. Quatro delas, todas também com origens em Braunsberg, fundaram uma escola para educar filhos de colonos alemães da cidade. No fim do mesmo ano, outras oito irmãs chegaram ao Brasil para, no ano seguinte, estabelecerem-se em Juiz de Fora (MG) onde atendiam enfermos na Santa Casa de Misericórdia local, além de começarem a atuar como professoras em casas cedidas por benfeitores para a educação de crianças.

Com apoio financeiro da Casa Mãe, da Alemanha, e de benfeitores alemães e brasileiros, entre os quais os Franciscanos de Petrópolis e os Monges Beneditinos de São Paulo, as Irmãs da ACSC adquiriram propriedades para exercer suas atividades sociais. Construíram hospitais e escolas, sendo que algumas das obras logo conseguiram gerar receita própria.

Aos poucos, a ACSC expandiu-se pelo Brasil e firmou-se entre as maiores entidades filantrópicas do País, beneficiando hospitais, escolas, creches e asilos, com grande alcance e positivo impacto social, investindo, atualmente, quase R$ 530 milhões por ano.

Em todo o Brasil, mais de 1 milhão de pacientes são atendidos nas 15 entidades de saúde ligadas à Congregação, sendo 70% deles pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No Centro de Referência do Idoso, mantido pela Associação junto a um hospital estadual da capital paulista, há aproximadamente 80 mil atendimentos gratuitos. O mesmo ocorre em 100% dos atendimentos do Hospital Geral de Pedreira (SP) e do Programa de Saúde da Família (SP). Os números se repetem ano a ano.

No âmbito da educação, mais de 5 mil alunos freqüentam as escolas e creches administradas pela associação. Das nove unidades educacionais mantidas pelas ACSC, sete são gratuitas para 100% das crianças carentes. São os casos, por exemplo, do Colégio e da Creche Santa Catarina, ambos no Rio de Janeiro. Somados, eles beneficiam cerca de mil crianças.

Conheça mais sobre a ACSC. Visite o site: www.acsc.org.br

Clique aqui e veja a Balanço Social 2011

Hospital Santa Catarina
Av. Paulista, 200 - Bela Vista - Cep 01310-000 São Paulo - SP
Telefone: (0xx11) 3016-4133
Fax: (0xx11) 3016-4413